Os carregadores frontais são essenciais para otimizar o trabalho no campo, mas exigem cuidados específicos para garantir desempenho e durabilidade. A Marispan oferece dicas de manutenção, como reaperto de parafusos, alinhamento adequado, manutenção do sistema hidráulico, e cuidados com o uso de acessórios.
26/07/2021 12h00
Tempo de leitura aproximado: 5 min
Cuidados com o carregador frontal garantem melhor desempenho e maior vida útil da ferramenta
Um dos desafios para os profissionais rurais é otimizar o tempo e os métodos produtivos para obter maior lucratividade, além de garantir a sustentabilidade nos processos. Desta forma, o investimento em equipamentos e implementos versáteis, que auxiliem o trabalho no dia a dia no campo para que fique mais rápido e eficiente, é fundamental para melhorar os resultados positivos nos negócios.
Neste sentido, os carregadores frontais foram desenvolvidos para otimizar ainda mais as funções dos tratores. Com a instalação de um carregador frontal, diversos trabalhos podem ser realizados na dianteira do equipamento – e não apenas na traseira dele.
Os carregadores frontais da Marispan dispõem de vários acessórios que podem ser trocados facilmente na dianteira do implemento, além de várias funções que podem ser aplicadas a ele como movimentação de cargas em geral, poda de café, laranja e cerca viva.
Apesar das facilidades, muitos agricultores não sabem os principais cuidados que se devem ter com os carregadores frontais.
Neste artigo, o projetista da Marispan, Rejano Alves Pimenta, aborda 10 dicas de como cuidar dos carregadores frontais de tratores. Confira!
10 dicas de cuidados e manutenção dos carregadores frontais:
- 1. A Marispan conta com um amplo portfólio, com Carregadores Frontais para tratores de 20 a 180 CV, com capacidade de carga de 300 kg a 1.500 kg e altura máxima de 2 m a 3,80 m. O Carregador Frontal deve ser definido conforme marca, modelo do trator, necessidade e intensidade da operação.
- 2. Manutenção: Reapertar diariamente os parafusos de fixação ao chassi do trator. Conferir desgaste de pinos e buchas nas articulações. Eliminar vazamentos em conexões hidráulicas, tal como nas vedações dos cilindros e comando.
- 3. Alinhamento em relação ao solo: Para garantir o alinhamento da Concha ou Plaina Niveladora em relação ao solo, os pneus traseiros devem estar na mesma condição de calibragem e desgaste, assegurando mesma distância do aro da roda em relação ao solo, em ambos os lados.
- 4. Sistema hidráulico: Manter em dia a manutenção do sistema hidráulico do trator, cumprindo troca de óleo e filtros conforme orientações do fabricante do trator. Logo após instalação do Carregador Frontal, fazer a reposição de óleo respeitando as indicações de nível máximo e mínimo do reservatório.
- 5. Evitar torções e impactos: Os Carregadores Frontais são dimensionados para movimentação e carregamento de materiais soltos, tais como terra, cascalho, pedras, resíduos de árvores, alimentação para gado, fertilizantes, etc. Esforços mais acentuados devem ser aplicados no centro e sem impactos em velocidade acentuada.
- 6. Melhores maneiras de movimentar a carga: Manter a carga sempre centralizada no acessório e próxima ao solo, transportá-la sempre em uma velocidade que não comprometa o equipamento e nem coloque em risco o operador. Erguer a carga somente perto de onde ela vai ser carregada ou descarregada;
- 7. Acople / Desacople: Ao desacoplar o Carregador Frontal do trator, o implemento deve ser preferencialmente “estacionado” em local protegido para evitar depreciação por ação do tempo. Devem ser cumpridos as orientações para desconectar sistema hidráulico sem pressão para evitar danos nos engates rápidos e multifaster.
- 8. Cuidados com acionamento: O operador deve estar orientado sobre a força aplicada nas alavancas ou joystick para acionamento hidráulico, enfatizando que o curso da alavanca não pode ser excedido e que a atuação da mão não influencia na força da máquina. Conferir desgastes de terminais e condições de Cabos de aço.
- 9. Evitar adaptações de uso: Os carregadores frontais da Marispan contam com uma grande gama de acessórios para mais diversas aplicações. Mas danos ou acidentes podem se causados por adaptações não previstas, como uso da concha ou do quadro para içamento de cargas, operações de desmatamento pesado, terraplanagem pesada, escavação profunda ou mesmo transporte ou apoio para pessoas acessarem locais em altura.
- 10. Segurança na operação: Cumprir rigorosamente as indicações dos avisos de ATENÇÃO, destacado por adesivos fixados no equipamento para orientar a correta operação e manutenção do carregador frontal. Leia atentamente o Manual de Instrução.
Todos os casos que requerem Assistência Técnica, com o prazo de garantia ou não, são analisados pela Marispan com o objetivo de resolver da melhor forma possível e, assim, manter o bom relacionamento com os clientes. O contato pode ser feito por meio dos parceiros das revendas e da equipe de atendimento ao cliente.
Para saber mais sobre os carregadores frontais da Marispan entre em contato com nossos especialistas por AQUI.
Se preferir, solicite um orçamento.
Até mais!
📢 Leia também
Carregador Frontal para tratores com até 60 CV
21 de julho
Equipamentos agrícolas nas atividades da fazenda
17 de agosto
Paleteira ou Empilhadeira: em qual investir?
28 de novembro
Marispan nas redes sociais
Siga a Marispan nas redes sociais.
📩 Newsletter
Receba diretamente em seu e-mail nossas dicas, promoções e informações úteis sobre do mundo do agronegócio. Fique conectado!