O Movimento Abril Verde promove a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, com foco na prevenção de acidentes, especialmente no setor rural. A Fazenda São José do Pântano, em São Paulo, adota práticas de segurança e bem-estar para funcionários, utilizando equipamentos da Marispan que otimizam a produtividade e reduzem o esforço físico, essencial para uma gestão eficiente e segura na propriedade rural.
28/04/2021 12h00
Tempo de leitura aproximado: 8 min
Saúde, segurança e prevenção de acidentes de trabalho na propriedade rural
O mês de abril é marcado pelo Movimento Abril Verde, que tem como objetivo a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. Abril foi escolhido por ter duas datas relevantes: 7/4, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e 28/4, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Apesar das raras estatísticas, os acidentes no meio rural acontecem e podem atingir pessoas de diferentes idades, independentemente da experiência de campo, ocorrendo nas mais diversas situações.
Os potenciais fatores de risco também podem ser os mais diversos: falta de conhecimento, de atenção ou de consciência sobre o perigo, métodos equivocados de trabalho, uso de equipamentos tecnicamente inadequados, utilização de máquinas que não atendem os princípios ergonômicos e fora do padrão de segurança e ausência de equipamentos de proteção individual.
Estudos recentes realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostraram que as atividades agrícolas, em especial a utilização de máquinas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores. A operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes, estando o trator envolvido em mais da metade dos casos (60,5%). A Norma Regulamentadora 31 (NR 31) traz diversas orientações e diretrizes de saúde e segurança no trabalho para o setor da agroindústria. Enquadram-se nessa categoria as atividades de agricultura, pecuária, exploração florestal, entre outras.
A Marispan Implementos Agrícolas, especialista no desenvolvimento e na produção de carregadores frontais e implementos, tem uma preocupação constante com a excelência de seus produtos e em oferecer soluções inteligentes que facilitem o trabalho no campo, com mais ergonomia, segurança, facilidade e eficiência no acoplamento e desacoplamento do trator. Tudo isso contribui diretamente para a manutenção da saúde e segurança do trabalho, gerando menos esforço físico, que pode resultar em menos acidentes de trabalho.
Fazenda São José do Pântano – Preocupação com a segurança e bem-estar dos funcionários
Localizada em Boa Esperança do Sul, no interior de São Paulo, a Fazenda São José do Pântano é especializada em pecuária de cria, integrada à produção de cana e soja.
O gestor da propriedade, Eugênio do Val Neto, conta que está sempre em busca de novas alternativas, dentro do plano de negócios, para a ampliação da produção.
“Estamos desenvolvendo um projeto de pecuária intensiva para aperfeiçoar a qualidade genética dos animais que criamos, preferencialmente dentro de uma visão de economia colaborativa, que nos permita fazer a cria e evoluir para um processo de recria e terminação em conjunto com algum parceiro vizinho ou frigorífico”.
Atualmente, a Fazenda conta com três colaboradores, um gestor sob demanda, um médico-veterinário e um profissional terceirizado para colheita e manejo do gado. Eugênio conta que a qualidade no ambiente de trabalho, a segurança e o bem-estar são preocupações constantes desde que assumiu a gestão da propriedade.
“Venho do mercado de Marketing e Comunicação e sempre trabalhei com empresas multinacionais, com uma visão de gestão industrial e de pessoas. Na minha concepção, é muito claro que o resultado de tudo que é realizado na fazenda depende exclusivamente daqueles que estão na linha de frente. Por isso, tenho um foco muito grande em segurança do trabalho, no bem-estar da equipe e dos animais”, reforça Eugênio.
Para garantir a segurança e melhorar o dia a dia dos funcionários, o gestor tem trabalhado na mudança de cultura, reforçando a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além disso, os equipamentos e soluções providos pela Marispan têm auxiliado no cotidiano da propriedade, trazendo mais produtividade e melhorando o bem-estar dos funcionários.
“Tínhamos um carregador frontal de outra marca, mas com funções extremamente limitadas. Já o carregador frontal da Marispan conta com uma tecnologia de engate e desengate, que dá velocidade e agilidade para o trabalho. Hoje, conseguimos mitigar importantes atividades de esforço físico, adequação mais eficiente das demandas ambientais e muito mais efetividade dentro do dia a dia da fazenda. A solução também atende às minhas preocupações com a produtividade, com a segurança e com o bem-estar dos meus funcionários”, conta.
Eugênio explica que, com os acessórios da Marispan, ele consegue resolver tudo dentro da propriedade sem ter que emprestar ou alugar equipamentos.
“Temos um trator traçado equipado com o carregador frontal da Marispan, já os acessórios são a concha, a lâmina, um guincho para bag e a paleteira. Com esses implementos consigo movimentar o solo, corrigir erosão, fazer limpezas, movimentar insumos e descarregar caminhão, tirando assim o máximo de esforço físico dos meus funcionários na atividade rural”.
O guincho é um reforço para deslocamento com o bag erguido, principalmente em trajetos mais longos, com mais segurança e proteção. Durante a execução do trabalho, a paleteira permite fazer a manutenção dos aceiros na Área de Proteção Ambiental (APP), principalmente na poda aérea.
“Para isso, fixamos um palete nos garfos e podemos fazer a manutenção em altura, evitando que a copa e os galhos das árvores avancem para fora da APP, que é fundamental para o cumprimento das Normas de Segurança e prevenção de incêndios em áreas de reserva”, exemplifica.
A nova geração de carregadores frontais da Marispan agrega funcionalidade e tecnologia que tornam o manejo simples e seguro, além de trazer uma gama de acessórios e recursos que podem ser adquiridos a qualquer momento ao longo da evolução da propriedade.
“Pensando no ponto de vista de negócios, de produtividade, segurança e bem-estar, ter um equipamento desses é imprescindível e necessário para uma propriedade rural, independente do seu porte”, finaliza Eugênio.
Quer adquirir um implemento agrícola Marispan?
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!
Até mais!
📢 Leia também
Equipamentos para pecuária com a Marispan
15 de junho
Garfo enleirador para lavoura pecuária floresta
12 de dezembro
Carregador Frontal para tratores com até 60 CV
21 de julho
Marispan nas redes sociais
Siga a Marispan nas redes sociais.
📩 Newsletter
Receba diretamente em seu e-mail nossas dicas, promoções e informações úteis sobre do mundo do agronegócio. Fique conectado!