A pecuária leiteira é um setor vital no Brasil, com mais de 1 milhão de propriedades produzindo mais de 34 bilhões de litros de leite por ano e empregando cerca de 4 milhões de pessoas. Porém, até 2030, sobreviverão aqueles que adotarem tecnologias que otimizem o uso do tempo e recursos e a Marispan tem os implementos ideais para atender às demandas diárias, promovendo sustentabilidade e eficiência nas operações.
17/12/2024 15h25
Tempo de leitura aproximado: 6 min
Possibilidades e a importância dos implementos e acessórios agrícolas para a pecuária leiteira
Carregadores frontais, garfos de silagem e o manipulador de fardos da Marispan são líderes de vendas no segmento
A pecuária leiteira é um setor de grande importância econômica e social em nosso país. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, ultrapassando 34 bilhões de litros por ano. Sua produção ocorre em 98% dos municípios brasileiros, principalmente em pequenas e médias propriedades, empregando aproximadamente 4 milhões de pessoas.
Ainda segundo dados do MAPA, o Brasil possui mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite e as projeções do agronegócio da Secretaria de Política Agrícola estimam que, em 2030, permanecerão os produtores que se adaptarem à nova realidade, ou seja, na adoção de tecnologia, melhorias na gestão e maior eficiência técnica e econômica.
Vale lembrar que, quando o assunto é a pecuária leiteira, o Sul e o Sudeste do país são duas das localidades mais fortes nesse setor. Por isso, para este artigo, conversamos com profissionais da Marispan que representam alguns dos estados dessas regiões.
Confira!
Quais são as principais dores e necessidades do produtor da pecuária leiteira?
Conforme o supervisor da Marispan, André Luís Melhado Rabello, na pecuária leiteira do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul há a predominância de pequenos e médios produtores, cuja mão de obra normalmente é familiar.
“O ramo leiteiro requer um cuidado diário no trato da manhã, no trato da tarde e na ordenha, o que consome o tempo integral do produtor de leite, sem férias. Então, ele realmente precisa de equipamentos que otimizem o seu tempo na propriedade, já que a falta de mão de obra é uma de suas principais dificuldades”, explica.
O consultor de vendas Marispan de Minas Gerais, Joaquim César Diniz Gaspar, também enfatiza que uma das maiores necessidades do produtor de leite da sua região é no trato dos animais, principalmente na hora de movimentar a silagem e a ração.
De que forma a Marispan supre essas demandas por meio de seus implementos e acessórios?
“Na linha da pecuária leiteira, na minha região, a líder de vendas é a PHD, um carregador frontal que oferece ótimo custo-benefício e multifuncionalidade no trato do gado, já que nesse equipamento é possível acoplar garfos de silagem, concha, lâmina, guincho big bag e plaina enleiradora, para enleirar esterco no free stall, se tornando um verdadeiro ‘porta-ferramentas’”, afirma o consultor de vendas de Minas Gerais, Joaquim Gaspar.
Segundo o supervisor André Rabello, na região Sul normalmente o produtor de leite também trabalha com outras culturas dentro da propriedade, necessitando de mais velocidade e produtividade em suas tarefas.
“Aqui, é comum que tenham o milho para fazer silagem, às vezes tenham um pouco de soja, além de outras culturas agregadas”, conta.
Para Rabello, o garfo de silagem aberto, o garfo de silagem fechado e o manipulador de fardos, da Marispan, são os acessórios líderes de vendas na região Sul para a pecuária leiteira.
“O nosso garfo de silagem aberto morde o silo, tira a silagem e o mantém compactado, sem permitir a entrada de ar, evitando que o produto sofra deterioração. Já o garfo de silagem fechado é como uma concha, utilizado para fazer um tipo de raspagem no silo, carregar os vagões de silagem e misturar outros compostos, como milho, ração e sal, por exemplo. Outro acessório que vende muito bem para a pecuária leiteira na região Sul é o nosso manipulador de fardo, utilizado pelo produtor de feno que manipula os fardos para carregar e vender para os produtores de leite”, explana o supervisor.
Ele complementa ainda que a plaina enleiradora também pode ajudar na limpeza do curral e do free stall, a lâmina pode limpar ou fazer o nivelamento de um cocho, um pasto ou uma estrada para transportar o leite, agilizando atividades que consomem muito tempo e energia do produtor rural.
“A concha também é muito importante e o guincho big bag pode transportar algum tipo de ração ou trato que seja possível descarregar e receber em bag. Assim, todos os acessórios têm sua devida utilização dentro de uma propriedade leiteira. Esses itens proporcionam mais velocidade, conforto e ergonomia, transferindo essas operações para o carregador frontal, o que contribui para o equilíbrio da propriedade e redução da mão de obra que hoje é escassa”, conclui André Rabello.
Gostou de todas as facilidades oferecidas à pecuária leiteira?
Conheça mais sobre os carregadores frontais e acessórios da Marispan, e otimize o dia a dia em sua propriedade.
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!
📢 Leia também
Importância do Big Bag na fazenda
01 de novembro
Marispan nas redes sociais
Siga a Marispan nas redes sociais.
📩 Newsletter
Receba diretamente em seu e-mail nossas dicas, promoções e informações úteis sobre do mundo do agronegócio. Fique conectado!