A Marispan doou um carregador frontal M105 à Unesp Jaboticabal, facilitando operações agrícolas e proporcionando aos alunos acesso a tecnologias avançadas, fortalecendo a parceria entre academia e indústria.
04/03/2021 12h00
Tempo de leitura aproximado: 5 min
Carregador Frontal M105 da Marispan é doado para Unesp Jaboticabal
A tecnologia aplicada aos meios de produção representa hoje um dos principais fatores para o desenvolvimento econômico do País. Nesse modelo de constante inovação, as tecnologias vão se aprimorando e, por isso, manter as instituições de ensino bem equipadas faz com que a educação contribua com esse pilar socioeconômico, uma vez que colabora para promover o avanço tecnológico que influencia diretamente a economia.
Comprometida com o fomento de tecnologias para o desenvolvimento do setor e o fortalecimento das relações com instituições de pesquisa e ensino, a Marispan disponibilizou para a Unesp Jaboticabal um carregador frontal modelo M105 da Série M, por meio de uma parceria com a instituição de ensino.
O equipamento, cedido para a Unesp há mais de dois anos, é utilizado, principalmente, para a movimentação de big bags com fertilizantes para o plantio de grãos, dando mais praticidade e segurança às operações feitas na Fazenda de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade.
Instalado num trator New Holland TS110, o carregador frontal M105 possui capacidade de carga de 1.500 quilogramas, 3,7 metros de altura e foi equipado com garfo para silagem, gancho, concha e plaina niveladora. Também é usado em operações diversas como a movimentação de silagem no setor de pecuária da fazenda. Além disso, foram instalados os opcionais joystick e válvula de segurança para prevenção contra queda de carga.
A parceria da Marispan com instituições de pesquisa, como a Unesp, é fundamental para levar tecnologia aos futuros profissionais do mercado de trabalho.
“Para que o equipamento pudesse ser utilizado em uma maior gama de atividades, também fornecemos os demais implementos, como a concha e o garfo de silagem para manejar a alimentação do gado”, explica o diretor operacional da Marispan, Paulo Nascimento.
Para o supervisor de Produção Vegetal da Fazenda de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade, Edvaldo Ramos do Nascimento, a iniciativa proporciona aos funcionários e alunos o contato com as novidades tecnológicas disponíveis no mercado, além de trazer facilidade de manejo no dia a dia.
“Nós não tínhamos nenhum carregador frontal e era um gargalo muito grande a retirada dos big bags do caminhão para colocar nas plantadeiras. Com o carregador e os demais implementos, o trabalho na fazenda está mais dinâmico”, salienta.
O guincho acoplado ao carregador frontal doado para a Unesp é o mais utilizado na propriedade para o descarregamento de big bags no plantio, uma área com aproximadamente 250 hectares. Sua altura, de 3,7 metros, permite que os big bags sejam armazenados mais facilmente dentro do barracão. Além de ajudar nas rotinas dentro do campus, erguendo equipamentos com facilidade de manejo e sem danos, é uma ferramenta multiuso e se destaca entre outras máquinas disponíveis na Universidade.
“Anteriormente o campus utilizava o caminhão munck, mas com o uso do carregador frontal, a rotina ficou mais ágil e fácil, principalmente para retirar os big bags dos caminhões. Com certeza, veio para facilitar nosso trabalho”, comemora o supervisor da Fazenda.
Peça-chave
Ele destaca ainda que, sem o carregador da Marispan seria necessário um trabalho braçal desgastante e uma mão de obra da qual a Unesp não dispõe.
“Desde a doação até hoje, o carregador frontal M105 se tornou indispensável em nossa rotina. É uma máquina que permite usar o trator também para outras finalidades. Em nosso plantio ele é peça-chave”.
Na atividade agrícola as janelas são muito curtas, por isso o agricultor precisa de uma máquina que permita usar tanto o trator quanto os acessórios para muitas funções dentro da propriedade.
“E o Carregador Frontal M105 proporciona essa multifuncionalidade, sendo possível inverter a função principal do equipamento, como é o caso da Unesp com o uso do guincho”, reforça o diretor operacional da Marispan, Paulo Nascimento.
As parcerias com a iniciativa privada são um importante pilar dentro da Unesp, que considera importante ter empresas de referência como a Marispan como parceira, trazendo o que existe de mais moderno ao campus.
“Sem essas parcerias não teríamos contato com os lançamentos e novidades do mercado”, conclui Edvaldo.
Quer adquirir um implemento agrícola Marispan?
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!
Até mais!
📢 Leia também
Marispan nas redes sociais
Siga a Marispan nas redes sociais.
📩 Newsletter
Receba diretamente em seu e-mail nossas dicas, promoções e informações úteis sobre do mundo do agronegócio. Fique conectado!