A Fazenda Terra Límpida, em Cássia dos Coqueiros (SP), utiliza Carregadores Frontais da Marispan para otimizar suas operações agrícolas e produção de laticínios. A fazenda, que segue práticas orgânicas e sustentáveis, também planeja inaugurar um restaurante com pratos italianos feitos com ingredientes locais.
15/04/2021 12h00
Fazenda Terra Límpida | Carregadores Frontais auxiliam na otimização de atividades
Produção sem agrotóxicos, que respeita as leis da natureza, conservando os recursos naturais e a paisagem local, baseada em rotação de culturas, valorizando a policultura e transformando produtos agrícolas em alimentos de alta qualidade, prontos para o consumo. Esses são os principais objetivos da “Fazenda Terra Límpida”.
Localizada em Cássia dos Coqueiros, no interior de São Paulo, a Fazenda foi fundada em 2014 por 14 produtores rurais italianos. Com 45 hectares, os sócios transformaram uma área de pasto pouco produtiva em uma cadeia verticalizada para a produção de frutas, legumes, hortaliças e, principalmente, leite e seus derivados.
O projeto no Brasil é baseado na experiência que o grupo de Italianos adquiriu na “Fazenda Campo Camporbiano”, situada na região da Toscana. Em um sistema de produção orgânica, utilizam técnicas de rotação de cultura para manter alta a fertilidade do solo, tanto na Itália como no Brasil.
A principal atividade da Fazenda Terra Límpida é a criação de vacas Jersey para a produção de leite de qualidade. A produção diária chega a 1.500 litros, e cerca de 300 litros são destinados para o processamento de queijos.
“Estamos criando todas as fêmeas para atingirmos um número maior de vacas de lactação e aumentarmos a quantidade de leite. Na nossa produção de queijos e laticínios, seguimos o padrão italiano para produzimos o queijo fresco, curado, mozzarella, ricota, burrata, frassinella, ginestrella, iogurte, manteiga, entre outros”, explica um dos sócios, o italiano Piero Alberti.
A alimentação dos animais é toda realizada com forragem produzida na própria fazenda, livre de agrotóxicos, com a complementação de proteína com milho orgânico e farelo de soja não transgênica. O sistema de criação é híbrido, entre pasto e o compost barn, confinamento que visa a melhoria do conforto.
“Nós pensamos no bem-estar total dos animais. O galpão fica aberto, com ventiladores e cocho com alimentação saudável sempre disponível e uma cama fofinha. Mas as vacas podem ir para o pasto de acordo com a necessidade e com o que elas escolherem”, conta Piero.
Os queijos e laticínios são vendidos no varejo, dos produtores diretamente para os consumidores, criando uma cadeia produtiva curta e promovendo uma alimentação saudável. A qualidade dos produtos orgânicos tem feito as vendas na loja da Fazenda crescerem a cada dia, principalmente com as indicações dos clientes. ]
“Temos clientes de várias cidades e estados, que vêm aqui só para comprar nossos queijos e laticínios”, afirma o italiano.
De acordo com Piero, nos próximos meses será inaugurado um restaurante, onde serão oferecidos pratos típicos italianos preparados com ingredientes produzidos na Fazenda.
“Estamos terminando alguns detalhes para abrirmos, quando for seguro para todos, devido a esse momento de pandemia. Teremos inclusive um forno à lenha napolitano, construído por uma empresa especializada, nas medidas corretas, para servirmos a tradicional pizza italiana. Também vamos começar a produção de massas frescas e pães, com farinhas, tomates e todos os ingredientes orgânicos. Além disso, o público também poderá conhecer o nosso sistema de produção e comprar produtos orgânicos, como queijos e hortaliças, na nossa loja”.
Carregadores Frontais na rotina da Fazenda
Para toda a produção agrícola, criação dos animais e fabricação dos laticínios, a Fazenda Terra Límpida conta com o trabalho de cerca de 19 pessoas, entre funcionários e proprietários. Hoje, a Fazenda está bem equipada com implementos agrícolas para o preparo de solo, cultivo, colheita, limpeza, alimentação das vacas e manejo.
A Marispan participa da história da Fazenda Terra Límpida desde o início, em 2014, quando um dos administradores procurou a empresa para fornecer um carregador frontal a fim de equipar o primeiro trator da propriedade, que deu início aos trabalhos de preparo de solo para formação das áreas de cultivo e, também, para auxiliar nas atividades de construção da infraestrutura necessária para a criação da Fazenda.
Hoje, a propriedade conta com três tratores equipados com carregadores frontais da Marispan e diversos acessórios, alguns deles desenvolvidos especialmente para as necessidades da Fazenda.
“Os Carregadores da Marispan têm um engate e desengate bem rápido, facilitando o uso ou não, de acordo com a tarefa que o trator vai ter naquele momento. Isso é fundamental para a agilidade do nosso trabalho. Os carregadores frontais podem ser equipados com acessórios que ajudam muito, como a paleteira, o garfo para silagem fechado, a concha dianteira e o pegador de fardos, que foi adaptado exclusivamente para nós para movimentarmos fardos de feno”, exemplifica Piero.
No Brasil, alguns agricultores não enxergam a necessidade de equipar os tratores com carregadores frontais, visto que na maioria das aplicações os implementos não são utilizados diretamente na atividade principal da fazenda. Piero conta que os implementos são muito úteis nas rotinas diárias da propriedade.
“Sempre falo que o Carregador Frontal é como os braços do trator. A multifuncionalidade dos carregadores é muito importante para o nosso dia a dia, multiplicando as possibilidades de benefícios para a nossa produção, auxiliando nas tarefas de manutenção, limpeza dos cochos, no transporte de alimentos para os animais, na movimentação de fardos de fenos e de demais materiais, retirada de silagens, entre outros. Além disso, são fundamentais para a movimentação de materiais de construção e funcionam muito bem como um elevador para algumas atividades”.
Em mercados como a Europa e os EUA, cerca de 90% dos tratores são equipados com carregadores frontais, considerando amplo uso, principalmente durante o inverno para a remoção de neve. No Brasil, esse percentual não chega a 10%. A Marispan tem a missão de desenvolver produtos para evoluir a percepção dos produtores rurais sobre o quanto o carregador frontal e os acessórios são essenciais para qualquer atividade agrícola, garantindo maior produtividade, auxiliando e facilitando o trabalho dos produtores.
Quer adquirir um implemento agrícola Marispan?
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!
Até mais!
📢 Leia também
Marispan nas redes sociais
Siga a Marispan nas redes sociais.
📩 Newsletter
Receba diretamente em seu e-mail nossas dicas, promoções e informações úteis sobre do mundo do agronegócio. Fique conectado!