Apesar de ainda serem minoria em cargos de decisão, a presença feminina em conselhos de administração está crescendo globalmente. A Marispan, líder em carregadores frontais, reflete essa tendência com mulheres em posições de liderança, como a gerente administrativa Maria Flauzina Ferreira Borges.
09/03/2022 12h00
Tempo de leitura aproximado: 4 min
Na Semana das Mulheres, Marispan comemora presença feminina em cargos de liderança
De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), das 508 empresas listadas no banco de dados da BM&F Bovespa, 197 têm, pelo menos, uma mulher no conselho de administração (38,78%) e 165 possuem, pelo menos, uma conselheira efetiva (32,48%).
Os dados mostram que a presença da mulher em cargos de decisão ainda é muito inferior em relação aos homens.
No entanto, mesmo que de forma lenta, a presença feminina na liderança das companhias tem sido uma tendência mundial. O número de mulheres presentes nos conselhos das 200 maiores empresas do mundo norte-americano de ações passou de 19% em 2010, para 32% em 2020.
Trilhando esse direcionamento global, a Marispan, líder no mercado de carregadores frontais, cultiva, em seu quadro de colaboradores, a presença feminina em cargos de liderança. No entanto, apesar da marca estar inserida nesta tendência, a filosofia da empresa não vincula cargos ao gênero. As lideranças acontecem de uma maneira natural dentro da companhia.
É o caso, por exemplo, da gerente administrativa e contadora da empresa Maria Flauzina Ferreira Borges. Há 12 anos na chefia do setor, Maria chegou ao cargo de maneira gradual. Antes de ingressar de vez no quadro de colaboradores, a gerente era concursada e trabalhava como escrevente do Fórum. Paralelamente, a pedido da empresa, começou a realizar uma auditoria interna para organizar e melhorar alguns processos administrativos.
“Reconheço que, no mercado de trabalho, os líderes ainda são, em maioria, homens. Mas sinto que, no ambiente corporativo da Marispan, as lideranças acontecem de uma maneira genuína e integrada, avaliando as capacidades e potenciais do líder, independentemente do gênero”, reforça Maria.
O fato é que Maria se dedicou tanto ao trabalho, executando o projeto para a Marispan de maneira tão entregue que foi convidada a integrar o time de forma definitiva e, desta forma, decidiu pedir exoneração do cargo público.
“Não me arrependo. Tenho a certeza de que a realização profissional e também a pessoal que conquistei aqui não conseguiria atingir na esfera pública”, avalia.
Mulheres no comando
Para Maria, o perfil multitarefas da mulher, que consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo com qualidade, é um diferencial vantajoso. E, naturalmente, o instinto feminino quer que o time cresça, com o olhar dedicado a cada colaborador da equipe, aproveitando as melhores habilidades de cada um. Atualmente, Maria lidera um time de 12 pessoas, sendo 9 mulheres.
Para ela, o principal conselho para as mulheres é sempre buscar conhecimento.
“O conhecimento sempre será um diferencial aliado ao trabalho detalhista e à persistência das mulheres, que são as chaves para boas conquistas dentro do ambiente corporativo”.
Marispan
Marispan é especialista e líder em carregadores frontais para tratores agrícolas. Localizada em Batatais, a empresa tem, como missão, fornecer implementos para proporcionar ganhos em atividades agrícolas e pecuárias.
Entre os valores da Marispan, está o desenvolvimento de parcerias saudáveis e duradouras, aplicação da tecnologia e inovação para melhoria contínua e oferecer um ambiente de trabalho seguro e favorável para o desenvolvimento profissional.
Para saber mais sobre os carregadores frontais da Marispan, entre em contato com nossos especialistas por AQUI.
Até mais!
📢 Leia também
Pá carregadeira: Tudo que você precisa saber
19 de setembro
Marispan nas redes sociais
Siga a Marispan nas redes sociais.
📩 Newsletter
Receba diretamente em seu e-mail nossas dicas, promoções e informações úteis sobre do mundo do agronegócio. Fique conectado!